Mania(s) dos Livros

Posted by Maharet Etiquetas:

As minhas ricas tias dizem muitas vezes que “cada maluco com a sua mania”, mas para dizer a verdade, não concordo totalmente com este dito popular, apesar de alguns malucos serem detentores de manias deveras originais, também as há, manias, partilhadas por uma grande diversidade de malucos.
Neste sentido, deixo aqui a lista de algumas das manias que esta maluca detém, no que se refere aos livros, com o intuito de descobrir quais as partilhadas e quais as orignais:

- Ando sempre com o livro que estou a ler atrás, pois nunca se sabe quando vou ficar uma hora à espera de alguém, ou se o metro vai parar em algum lado (apesar de eu andar de metro muito raramente), levo inclusivamente o livro para o escritório, quando sei que não vou ler no trabalho (!!!);

- Mesmo dentro de casa, quando estou realmente viciada num livro, passeio-o de uma divisão para a outra pelo conforto de o sentir perto;

- Apesar de conseguir ler em qualquer sítio, evito terminar um livro em lugares feios, barulhentos, públicos, procuro sempre um lugar sossegado, bonito e confortável para ler o final de cada história. Acho que terminar um livro faz parte de um ritual, e que a forma como o fazemos espelha o respeito que dispensamos ao mesmo;
- Não leio dois livros do mesmo autor seguidos (excepto se pertencerem a uma saga/trilogia);
- Evito ler livros do mesmo género literário seguidos;

- Prefiro sempre ler livros que sejam meus, lendo muito raramente livros emprestados;
- Uso sempre o mesmo marcador de livros (um que o meu primo me trouxe de Barcelona com um trevo de quatro folhas, que diz “Cuando los elefantes luchan la hierba es la que sufre”), e só considero que estou realmente a Ler um livro quando coloco o marcador dentro dele pela primeira vez;
- Às vezes imagino as personagens dos livros com a aparência de actores ou pessoas que conheço (poupo recursos para imaginar tudo o resto que é necessário – cenários, roupas, gestos, etc);
- Tenho um interesse especial pelas Lendas Arturianas e por Vampiros (e não tem nada a ver com a nova mania das vampiradas, pois o meu interesse despertou com Anne Rice – diva da literatura contemporânea – há quase 20 anos!!!) e como tal tenho uma certa tendência a ler livros sobre estas temáticas;
- Nutro um “fraquinho” por três personagens literárias: Eddard Stark (Crónicas de Gelo e Fogo – George R. R. Martin), Uther Pendragon (Brumas de Avalon – Marion Zimmer Bradley) e Bran (O Filho das Sombras –Juliet Marillier).

Por enquanto, fico-me por aqui, mas de certo terei muito mais manias, que postarei num futuro próximo!

2 comentários:

  1. Di

    Oh Maharet...está mais que provado: não deves confiar demasiado no que as tuas ricas tias dizem. Principalmente se houver quedas pelo meio...

  1. Unknown

    A esta "mania" é o que chamo de um agradável e saudavel vicio.

Enviar um comentário