Brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley

Posted by Di Etiquetas: , ,

Parece que é mais difícil do que pensei comentar os livros que li, mas também Alucard, não me precisas de acusar de andar a brincar com isto!! ;)
Bem…terminei as Brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley, uma obra dividida em quatro interessantes volumes.
Não sei se foi a “melhor idade” para ler esta trilogia, uma vez que na adolescência tudo é vivido com muito mais intensidade e esta obra tem o dom de provocar no leitor sentimentos muito dispares e que se pretendem intensos, até pelos mesmos personagens ao longo da história como é o caso da Morgaine em que oscilei entre o amor e o ódio, o que me levou a arrastar a leitura do quarto volume.
No entanto, devo confessar que gostei bastante (e isto não é só por ter prometido à Maharet que não seria dura com as suas tão queridas Brumas): a adoração da Deusa e o Poder da Mulher, o romance, a contextualização da Corte de Artur no século XII, o facto de haver um sítio para além do mundo em que vivemos e onde o tempo é mais generoso com as pessoas (mesmo que para chegar lá se tenha de atravessar o famoso nevoeiro) são temas que me interessam, me agradam e me prendem a um mundo imaginário que por vezes tenho de “sacudir” com todas as minhas forças para não se confundir com o Mundo real.

Por tudo isto, atribuo um 8/10 e recomendo com entusiasmo a sua leitura.

Obrigada Maharet por seres tão chata…ops…persuasiva (era isto que queria dizer) e quase me teres obrigado a ler as “tuas” Brumas.

4 comentários:

  1. ALuCaRD

    Bem pelo menos fizes-te dois posts!

    Podes também postar outras coisas como os livros que queres para o aniversário ou natal. Promoções e outras coisas :P

    Estás a ver afinal até gostas de fantasia tu é que nao queres admitir!

  1. Di

    Eu estava mesmo a precisar de alguém que me explicasse o que poderiamos colocar no nosso blog. Obrigada Alucard. LOL

  1. Maharet

    As Brumas são para mim um 10/10!
    Li-as na altura certíssima, com 15 anos repletos de crises existenciais, dúvidas filosóficas e religiosas, paixões, ódios, enfim, tudo aquilo a que uma adolescente tem direito, e por isso mesmo, tiveram a capacidade de mudar a minha forma de pensar, de questionar e de ler, influenciando a longo prazo as minhas preferências. Com elas comecei a interessar-me (ainda) mais pela Literatura Fantástica, mas também pelo paganismo, e desde aí que nutro uma especial pancada pelas Lendas Arturianas (sem nunca ter encontrado outra versão que abafe esta visão feminina das mesmas).
    As Brumas foram na verdade uma grande paixão, que até hoje trago comigo, tendo no entanto a noção que se as lesse hoje em dia, provavelmente não me marcariam como naquele tempo. Já li outros livros da Marion e nenhum deles despertou em mim sentimentos tão intensos...
    Um livro a ler em qualquer idade e por qualquer sexo, sim, mas onde provocará maiores "estragos" será sem dúvida na mente inquieta de uma adolescente!

  1. Bxana

    As Brumas são 11 valores em 10! :D

    (Li as Brumas com 14 anos, pelo que subscrevo o que foi dito anteriormente...)

Enviar um comentário