Valete de Copas e Dama de Espadas – Joanne Harris

Posted by Maharet Etiquetas: , , ,

Acabei este livro há duas semanas, contudo ainda não tinha tido oportunidade de deixar aqui o meu testemunho. Antes de mais, queria apenas referir que este livro me foi oferecido pelos meus três colegas de blog, e que esta era uma leitura que eu já pretendia fazer há algum tempo.

Conheci a Joanne Harris pelo Chocolate, do qual gostei muito, tendo depois lido Na Corda Bamba e A Praia Roubada, e fui-me apercebendo que, aquela magia deliciosa que a envolvia parecia ter um ligeiro tom obscuro, quase imperceptível para os menos atentos. Mas foi em Danças e Contradanças com aqueles contos repletos de ironia, crítica social e obscuridade que confirmei as minhas suspeitas, daí a uma pesquisa um pouco mais profunda no google foi um saltinho, e assim descobri que os primeiros dois livros desta autora se passavam num ambiente gótico inglês e não entre delícias francesas. Há três anos li o primeiro livro da autora, The Evil Seed (sem tradução em português), que incide na temática do vampirismo, e que contém todos os elementos necessários para criar o ambiente certo para um livro de horror, perdendo-se contudo na tentativa de se tornar uma obra de literatura dentro do género, como a própria Joanne Harris afirma.

Este Valete de Copas e Dama de Espadas, no seguimento do livro anterior, cria também um ambiente fantástico, dentro do gótico vitoriano, recorre a uma escrita extremamente requintada, que se torna um elemento chave na criacção desse ambiente. No entanto, e à semelhança do que acontece com o primeiro livro, perde-se demasiado na forma e no contexto, deixando o fio condutor da história demasiado disperso, o que acaba por tornar a leitura bastante lenta.

Porém, não posso deixar de evidenciar que Joanne Harris é uma escritora que aprecio bastante, vendo como natural a evolução que é notória na sua obra, fico sim, a desejar que agora com mais experiência se volte a aventurar num ambiente semelhante ao dos seus primeiros livros.

Recomendo o livro a quem goste de literatura gótica na sua forma original, o que não inclui nenhum dos meus colegas bloguistas.

Nota: 6/10.

0 comentários:

Enviar um comentário